Mestres e Mestras

Mestre Mago

Ricardo Dias de Sousa Pires, Mestre Mago nasceu no dia 2 de setembro de 1970 em Caruaru, agreste de Pernambuco. Veio morar em Recife aos oito anos de idade a aos doze iniciou sua vida capoeirística pelas mãos do Mestre Mulatinho e do Professor Geo.

Treinou muitos anos com o Mestre Birilo, participando ativamente dos grupos Chapéu de Couro e Meia Lua Inteira, antes de fundar com seus discípulos/as, em 1997, o Centro de Capoeira São Salomão.

Foi reconhecido Mestre, pelo Mestre Mulatinho, em cerimônia aberta ao público no dia 20 de outubro de 2004. Participou e organizou diversos projetos e eventos científicos, esportivos e culturais de Capoeira, em nosso estado e no Brasil. Foi atleta, técnico e secretário da competição de Capoeira no JEP’S (Jogos Escolares de Pernambuco) e no JEB’S (Jogos Escolares Brasileiros), onde se consagrou duas vezes vice-campeão brasileiro.

Há décadas ajuda a divulgar a Capoeira em Pernambuco, no Brasil, nos EUA e na Europa. Formou quatro turmas de capoeiristas, graduou professores/as, contramestres, seis mestres e duas mestras. Tem colaborado com a salvaguarda da Capoeira tradicional, Angola e Regional, a partir de uma metodologia inédita e singular, desenvolvida no Centro de Capoeira São Salomão. Ministra aulas também na Escola Arco Íris, na Várzea. É formado em Educação Física, pela ESEF/UPE.

Mestra Dani 

Maria Daniela Carneiro Gouveia de Melo, Mestra Dani, nasceu em Recife, Pernambuco, no dia 23 de novembro de 1972. Começou na capoeira em 1985, no Grupo Chapéu de Couro. Participou da Meia Lua Inteira Associação de Capoeira e ajudou a fundar o Centro de Capoeira São Salomão. Competiu na modalidade capoeira em vários campeonatos ao longo do Brasil, destacando-se em todos eles, inclusive no JEB’S, no qual se consagrou vice-campeã por duas vezes. É formada em Marketing e tem Mestrado em Administração pela UFPE, com estudos na área da Gestão Cultural. Atualmente é professora de escola técnica, da rede pública estadual de Pernambuco. Foi reconhecida Mestra em 2016 pelo Mestre Mago. É cofundadora do Projeto É Cor de Rosa Choque e ministra aulas de capoeira no Centro de Capoeira São Salomão.

Mestre Aranha

Lennon Rogério Santos de Almeida, Mestre Aranha, nasceu em Recife no dia 16 de julho de 1972. Iniciou na capoeira em 1987 no Grupo Chapéu de Couro. Participou de várias apresentações artísticas de capoeira no estado. Foi reconhecido Mestre em 2016, pelo Mestre Mago. Desde 2004 mudou-se para a Itália, onde até hoje desenvolve um trabalho educativo com capoeira nas cidades de Roma, Trento, Pádova, Rovereto e Matera. É formado em percussão pelo Conservatório de Música de Pernambuco.

Mestra Bel

Izabel Cristina de Araújo Cordeiro, Mestra Bel, nasceu em 24 de fevereiro de 1966, em Olinda, Pernambuco. Começou na Capoeira em 1989, com Mestre Corisco, no Grupo Chapéu de Couro. Treinou com Mestre Salvador em 1991, em Campinas – São Paulo e desde 1992, está como aluna e discípula do Mestre Mago, sendo consagrada mestra por ele, em 2016. É licenciada em Educação Física pela UFPE, Especialista em Recreação e Lazer pela UNICAMP, Mestra em Antropologia e Doutora em História também pela UFPE. Trabalhou como Professora Adjunta da ESEF/UPE de 1996 a 2021(hoje está aposentada). Criou em 2009, com um coletivo de mulheres do Centro de Capoeira São Salomão, o Projeto É Cor de Rosa Choque, projeto de empoderamento da mulher capoeirista. Viajou representando Pernambuco em outros estados do Brasil, na Europa e EUA. Atualmente ministra aulas de Capoeira na Escola Arco Íris e no Centro de Capoeira São Salomão.

Mestre Matuto

Cláudio Félix da Silva, Mestre Matuto, nasceu na cidade de Paudalho, Zona da Mata de Pernambuco, em 18 de setembro de 1970. Desde os treze anos brincava de capoeira nas ruas de sua cidade. Em 1990 fez aulas com Mestre Meia Noite, ainda em sua cidade natal. Veio morar em Recife em 1993 e se vinculou a Meia Lua Inteira Associação de Capoeira. Em 1997 ajudou a fundar o Centro de Capoeira São Salomão. Em 2016 foi reconhecido Mestre pelo Mestre Mago. Hoje mora na Itália na cidade de Pádova, onde desenvolve um trabalho educativo e cultural com a capoeira. Tem também experiências na área de gastronomia, com especialidade em crepes e saladas, área na qual já realizou consultorias em vários restaurantes de Pernambuco.

Mestre Soneca

Jorge Alexandre da Silva, Mestre Soneca, nasceu na cidade de Recife, Pernambuco, no dia 08 de junho de 1972. Iniciou na capoeira em 1986 em seu bairro no Pina, participou do Grupo Chapéu de Couro e Meia Lua Inteira e ajudou a fundar o Centro de Capoeira São Salomão, sempre se destacando nas apresentações artísticas. Foi reconhecido Mestre em 2016, pelo Mestre Mago. Viajou para vários países representando a capoeira pernambucana. Atualmente fabrica instrumentos da capoeira (berimbau, baquetas e caxixis) e trabalha na pesca artesanal. Ministra aulas no Centro de Capoeira São Salomão.